top of page
Foto do escritorViviane Campos

Melhor barista do Brasil capacitou profissionais, empresários e produtores em Brasília

O paranaense Garam Um falou e demonstrou para mais de 60 pessoas, destacando assim a capital federal na rota do café do país



Com o intuito de mostrar as oportunidades e tendências mundiais da bebida, o barista e empresário da área, Garam Um, ministrou na tarde desta quinta-feira (10), o Workshop: Brewers e Competições, no hotel Grand Bittar. Esse encontro foi idealizado pelo canal PodPoCafé, um podcast com conteúdo voltado aos apreciadores da bebida. Garam está envolvido em toda cadeia do café, desde a produção de grãos em fazendas de sua família à exportação e venda de seus cafés nas unidades da Um Coffee Co. Durante o workshop, falou sobre a importância do barista no mercado e as mudanças na área.



Garam Um é campeão brasileiro do Brazilian Brewers Cup Champion e 3º colocado no World Brewers Cup 2023. O barista explicou aos participantes a recente visibilidade que o Brasil tem ganhado no mercado de cafés especiais, se tornando o maior exportador não só do produto comercial, mas da categoria de especiais também. Sobre a importância da profissão de barista, Garam disse ser necessário destacar o valor dessa capacitação, pois é a pessoa que está em contato direto com o consumidor final. “O barista é o coração do mercado de cafés especiais. É o principal pilar que conecta toda a cadeia produtiva até o consumidor. Requer muito treinamento para trazer a experiência de um café diferente, entregar o diferencial na xícara do cliente”, destacou.



Algumas tendências de mercado destacadas por Garam para os próximos anos são os cafés com baixo teor de cafeína ou até com 0% que é muito difícil de fazer. Outra novidade são os blends de alta qualidade e processos experimentais de fermentação. Na segunda parte do encontro, Garam deu dicas na prática e explicou sobre a relevância das competições internacionais de cafés. “Esses torneios trazem reconhecimento e valorização do barista como profissional”.



Atualmente, são sete competições mundiais, com diversos países inscritos. De acordo com Garam, o mais valorizado é o World Barista e o World BrewersCup – campeonato que ficou em terceiro lugar neste ano. “Esse é exclusivo de café coado, com uma linha de avaliação específica”. Para mostrar como é a avaliação na prática, o barista mostrou sua ficha onde os jurados escrevem tudo que acharam da sua atuação e do seu café, além de falar sobre os cafés que usou no mundial.



A fundadora do podcast PodPoCafé (Youtube e Spotify), Tatiana André, destacou o crescimento do mercado de café em Brasília e falou da importância do workshop. “Estamos avançando muito, tanto no número de cafeterias, quanto no número de pessoas que tomam café. Esse encontro com Garam Um foi um começo para despertar o interesse na capacitação e disseminação do conhecimento entre as pessoas que fazem o mercado do DF”, disse. Tatiana garante que não irá parar no primeiro.




PodPoCafé





Fotos: divulgação

Commentaires


bottom of page