Chef Henrique Campos explica como o sabor se tornou ícone da culinária mundial
Desde suas origens humildes nas ruas de Nápoles até sua consagração como um ícone da culinária mundial, a pizza napolitana nunca foi uma simples refeição, mas sim, uma verdadeira obra-prima da gastronomia, refletindo a riqueza cultural da Itália.
A massa, que é a base de qualquer boa pizza, é resultado de uma combinação de farinha de trigo tipo "00", água, sal e fermento.
“Essa farinha é de alta qualidade, com uma moagem fina, é referência em todo o país e permite a criação de uma massa leve e arejada”, explica Henrique Campos, Chef que estudou gastronomia e trabalhou em restaurantes na Itália antes de abrir o Figurate Italian Food em Curitiba - PR.
O processo de fermentação, que em algumas receitas pode levar até 48 horas, é fundamental para desenvolver o sabor e a textura perfeita. Foram esses cuidados que tornaram a Pizza Napolitana, com sua borda levemente crocante e macia, um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2017.
Os ingredientes frescos e de qualidade são outro pilar dessa tradição. “Tomates San Marzano, cultivados nas encostas do Monte Vesúvio, oferecem um sabor doce e baixo em acidez, perfeitos para a preparação do molho”, descreve Henrique.
Muitas vezes o molho é complementado com mussarela de búfala, feita a partir do leite de búfalas que pastam nas regiões da Campânia e Lácio. Esse queijo é conhecido por sua textura cremosa e sabor intenso, elevando a pizza a novas alturas.
Outro aspecto que diferencia a pizza napolitana de suas contrapartes internacionais é a filosofia de que "menos é mais". “Enquanto muitas pizzas em outros países são cobertas com uma diversidade de ingredientes, as tradicionais italianas prezam pela simplicidade e equilíbrio”, finaliza Campos.
O Figurate Italian Food está localizado dentro do Carmel Gastro Bar, à Rua Dep. Carneiro de Campos, 159, no bairro Hugo Lange. O restaurante também oferece serviços de delivery e retirada no local.
Para mais informações, visite www.figurate.com.br.
Fotos: divulgação
Comments