top of page
Foto do escritorViviane Campos

Preparativos para o verão: abacaxi é uma das frutas ideais para consumo na temporada de calor


A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, explica alguns dos benefícios da fruta e ainda dá dicas de receitas simples e refrescantes

Com o verão chegando, a alimentação pode ganhar aliados que ajudam a manter a forma física e que aliviam o calor dos dias mais quentes. Um exemplo é o abacaxi, uma fruta muito versátil, que vai bem em pratos doces, salgados, sucos, smoothies ou in natura.

Além de possuir um baixo teor calórico e proporcionar diversos benefícios para a saúde, o abacaxi também é conhecido por ajudar na digestão, pois contém uma substância funcional chamada bromelina, capaz de quebrar as células de proteína. Por isso, ele é muito indicado como acompanhamento para alimentos mais pesados, como carnes vermelhas, por exemplo. "A bromelina também tem ação diurética, que é potencializada pelo fato do abacaxi ser uma fruta suculenta, ideal para dias quentes", explica a nutricionista Renata Guirau.

Outro benefício do abacaxi é sua ação antioxidante, pois é rico em vitaminas e minerais que atuam na redução da atividade dos radicais livres. Devido às suas fibras, ele também ajuda na melhora da função intestinal e no aumento da saciedade.

E não para por aí: a fruta também é uma rica fonte de vitamina C, “favorecendo a imunidade, além da saúde da pele", aponta Renata.

Para garantir o máximo de nutrientes, o recomendado é o consumo in natura, preferencialmente no momento em que é cortado, pois uma parte da vitamina C se perde após a polpa ser exposta. "Se for consumir um tempo após o abacaxi ser manipulado, ele deve ser armazenado em geladeira, em recipiente tampado", indica a nutricionista.

Renata também ressalta outras formas de consumo: em suco, com gelatina, em salada de frutas, com salada de folhas, na forma de chá (da casca), na forma de geleia ou compota. Ela salienta que, pessoas que sofrem com quadros de gastrite aguda ou têm tendência a apresentar aftas, por conta de alimentos ácidos, devem consumir a fruta com cautela. "No caso de quem tem gastrite, sempre optar pela fruta mais madura e junto com outros alimentos, como na sobremesa do almoço ou jantar, por exemplo", explica.

A quantidade ideal do consumo do abacaxi varia de pessoa para pessoa. O Guia Alimentar Para a População Brasileira recomenda de 2 a 3 porções de frutas ao dia, sendo que uma rodela média de abacaxi já corresponde a uma porção. Depois de higienizada, sua casca também pode ser usada para preparo de sucos, chás e doces. "Para isso, é necessário lavar a casca do abacaxi em água corrente, com detergente neutro e auxílio de uma escovinha exclusiva para uso em alimentos. Em seguida, o ideal é deixar a fruta de molho, em solução de água com cloro, por 15 minutos. Vale ressaltar que esse processo deve ser feito antes do abacaxi ser cortado", detalha a nutricionista.

Agora, separe os ingredientes e aproveite as dicas de receitas que a Renata trouxe, com opções deliciosas e super fáceis, feitas com o abacaxi pérola!


Picolé de abacaxi com hortelã

Ingredientes:

100mL de água de coco

200mL de chá de hortelã

2 rodelas bem maduras de abacaxi, picadas em cubinhos pequenos

Modo de Preparo:

Misture a água de coco e o chá de hortelã

Coloque em forminhas de picolé, preenchendo o volume até a metade

Adicione os cubinhos de abacaxi, até que as forminhas fiquem preenchidas.

Leve ao freezer por pelo menos 2 horas antes de servir.

Docinho de abacaxi com coco

Ingredientes:

1 xícara de polpa de abacaxi picada em cubos

1 xícara de coco seco ralado

1 xícara de chá de açúcar

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo baixo até que se forme uma massa possível de modelar, que se solte do fundo da panela.


Chá de casca de abacaxi

Ingredientes:

1 xícara de chá de casca de abacaxi picada

500mL de água

10 folhas de hortelã

Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de Preparo:

Coloque a água e a casca do abacaxi em uma panela, leve ao fogo até levantar fervura e deixe fervendo por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente as folhas de hortelã. Tampe e deixe descansar por mais 5 minutos. Coe, sirva e, caso deseje, adoce a gosto.


Salada de repolho com abacaxi

Ingredientes:

¼ de unidade de repolho branco fatiado

¼ de unidade de repolho roxo fatiado

1 xícara de chá de abacaxi cortado em cubos

½ xícara de chá de uvas passas roxas

½ caixinha de creme de leite

2 col de sopa de mel

2 col de sopa de mostarda

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Monte a salada, misturando os repolhos fatiados, as passas e o abacaxi.

À parte, misture o creme de leite, o mel, a mostarda e o sal.

Sirva a salada com o molho à parte.

Sobre o Oba Hortifrui – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.


Siga o Oba Hortifruti

Fotos: divulgação

Comments


bottom of page