Entre os meses de setembro e novembro, a centenária marca de destilados japoneses desembarca nas casas Aizomê, Watanabe, Makoto, Kosho e Kinoshita com menu harmonizado a partir da sua premiada linha de whiskies, gin e vodka.
Foto: divulgação
Em maio de 2023, The House of Suntory Experience realizou pela primeira vez no Brasil uma imersão na cultura, gastronomia e coquetelaria japonesas, como anfitriã de noites exclusivas na Japan House São Paulo, que celebrou os rituais nipônicos a partir de um menu inspirado nos elementos da natureza que uniu culinária e alta coquetelaria moderna e autoral.
Para dar continuidade ao projeto e ao centenário da The House of Suntory, a marca realiza uma versão Pop Up da sua experiência, em parceria com os chefs Telma Shiraishi (Aizomê), Denis Watanabe (Watanabe), Makoto Okuwa (Makoto), William Ymamura (Kosho) e Marcelo Fukuya (Kinoshita) que, durante os meses de setembro, outubro e novembro, realizarão em suas respectivas casas, menus de 4 tempos harmonizados com os rótulos super premium da marca japonesa.
A inspiração será em torno dos quatro elementos da natureza, como a água, o ar, a terra e o fogo, que propõem uma experiência sensorial com interações olfativas e gustativas aliadas à sutileza dos sofisticados destilados da Suntory. Cada etapa gastronômica é harmonizada com um coquetel criado especialmente para o cardápio, e ambos se conectam com o elemento da natureza contemplado naquele momento.
A primeira casa a iniciar a série de jantares será o Aizomê, no Jardins (SP), comandado pela chef Telma Shiraishi, que foi a curadora do The House of Suntory Experience, e que levará para o seu restaurante o menu realizado em parceria com os chefs Edson Yamashita (Ryo Gastronomia), Rafael Aoki (Quincho) e o pastaio Marcio Shihomatsu (Shihoma Pasta Fresca), junto com os coquetéis desenvolvidos pelo mixologista Rodolfo Bob, sommèliere Yasmin Yonashiro, e que tiveram a consultoria do especialista em whisky, Maurício Porto.
Assim como na experiência realizada em maio, o Aizomê também reproduzirá, simbolicamente, o ‘vazio’ - quinto elemento da natureza segundo a filosofia japonesa. A casa oferecerá um prato e copo vazios dentro do seu menu, representando um espaço de possibilidades, de preenchimento e reflexão, e não uma ausência material, como explica a chef Telma Shiraishi: “Iniciamos com o mais profundo, significativo e elevado dos elementos da natureza e da filosofia japonesa. E graças à participação dos clientes, faremos uma doação de alimentos e água potável para a ONG Movimento Água no Feijão (@aguanofeijaobr) - projeto que auxilia o combate à fome -, preenchendo a experiência com espírito de generosidade e gratidão ao dividirmos nossa refeição com quem precisa.” O menu estará disponível entre os dias 11 e 16 de setembro, pelo valor de R$ 700,00.
The House of Suntory Experience Pop Up estará presente nos restaurantes selecionados para o projeto, com menus exclusivos e elaborados pelos chefs de cada casa, e com consultoria da sommèliere, Yasmin Yonashiro. Para mais informações, acesse thehouseofsuntoryexperience.com e @thehouseofsuntory_experience/.
SERVIÇO:
Menu Aizomê:
1. ELEMENTO: VAZIO
2. ELEMENTO: ÁGUA
CHEF: EDSON YAMASHITA
PRATO: OLHETE AO DASHI COM VINAGRETE DE WAKAME E ÓLEO DE KOMBU
DRINK COM HAKU: Haku Vodka, Jerez Amontilado Bardadillo, Sake
Fumotoi Junmai Ginjo, Kimoto, Aonori.
3. ELEMENTO: AR
CHEF: MARCIO SHIHOMATSU
PRATO: TONARELLI TEMOMI COM TORI PAITAN E KARASUMI
DRINK COM HIBIKI: Hibiki Japanese Harmony Blended Whisky, Yuzu mix,
limão siciliano, ar de shisso.
4. ELEMENTO: TERRA
CHEF: TELMA SHIRAISHI
PRATO: BRASEADO DE WAGYU COM COGUMELOS E RAÍZES
DRINK COM HAKUSHU DR: Hakushu Distiller’s Reserve Single Malt Japanese
Whisky, Limão siciliano, mel de gengibre, Fernet Branca, Cynar e bitter umami (katsuobushi, kombu, shitake e yuzu).
5. ELEMENTO: FOGO
CHEF: RAFAEL AOKI
PRATO: CHOUX CRAQUELIN DE EALY GREY COM SORBET DE CAQUI E CRUMBLE DE CACAU
DRINK COM YAMAZAKI DR: Yamazaki Distiller’s Reserve Single Malt Japanese
Whisky, Aroma de cupuaçu, xarope de agave e bitters.
The House of Suntory Experience Pop Up
Gastronomia: Telma Shiraishi (Aizomê), Denis Watanabe (Watanabe), Makoto Okuwa (Makoto), William Ymamura (Kosho) e Marcelo Fukuya (Kinoshita)
Data: setembro, outubro e novembro de 2023 (datas selecionadas em cada casa)
Restaurante Aizomê
Endereço: Alameda Fernão Cardim, 39 - Jardim Paulista, São Paulo (SP)
Horários (The House of Suntory Experience Pop Up): Segunda-feira a sábado - 18h às 22h
Data: 11/09, 12/09, 13/09, 14/09, 15/09 e 16/09
Valor: R$ 700,00
WATANABE
Endereço: R. Pedroso Alvarenga, 554 - Itaim Bibi, São Paulo- SP CEP:04531-011
Contato: (11) 3167-6200
@watanaberestaurante
Horários (The House of Suntory Experience Pop Up): Segunda-feira a sábado - 18h às 00h
Datas: 2ª quinzena de setembro | 20/09, 21/09, 22/09, 23/09, 27/09, 28/09, 29/09 e 30/09)
MAKOTO CJ SHOPS
Endereço:Rua Haddock Lobo, 1626, 4o andar, Cerqueira César, São Paulo-SP CEP: 01414-002
Horários (The House of Suntory Experience Pop Up): terça-feira a quinta-feira - 18h30 às 23h | sexta-feira - 18h30 às 00h
Contato: (11)3198-8261
@makotobrasil
Datas: 1ª quinzena de outubro | (03/10, 04/10, 05/10, 06/10, 10/10, 11/10, 12/10, 13/10)
KOSHO
Endereço: Marcos Lopes 121, Vila nova Conceição, São Paulo-SP CEP:04513-080
Contato: (11)3045-4386
@kosho.japanese
Horários (The House of Suntory Experience Pop Up): quarta-feira e quinta-feira: 19h às 23h30 | Sexta-feira e sábado - 19h às 00h
Datas: 2ª quinzena de outubro (18/10, 19/10, 20/10, 21/10, 25/10, 26/10, 27/10 e 28/10)
KINOSHITA
Endereço:R. Jacques Félix, 405 - Vila Nova Conceição, São Paulo- SP 04509-000
Contato: (11)3849-6940
@kinoshitarestaurante
Horários (The House of Suntory Experience Pop Up): segunda-feira a sábado - 19h às 23h
Datas:1ª quinzena de novembro (1/11, 2/11, 3/11, 4/11 | 08/11, 09/11, 10/11, 11/11)
Sobre The House of Suntory
The House of Suntory nasceu com o propósito de criar destilados originais feitos exclusivamente a partir da natureza do Japão e do seu povo. O portfólio é repleto de história, cultura e tradição, e há cem anos é reconhecida pelo pioneirismo na produção de whiskies artesanais japoneses.
Criado na mais antiga destilaria de malte do Japão, o Yamazaki é o pioneiro no universo de single malt japoneses, e no Brasil está disponível nas versões de 12 anos e Distiller's Reserve. O lendário Hibiki, por sua vez, é modelo da harmonia e filosofia da Suntory, com um rótulo que representa as 24 estações do calendário tradicional japonês, refletidas nas 24 facetas do design da sua garrafa. Ambos já ganharam medalhas de ouro nas mais reconhecidas competições internacionais.
Hakushu é um single malt levemente defumado com notas de ervas, e em 2020 foi eleito o melhor uísque single malt do mundo pelo World Whiskies Awards, o Oscar do destilado. Também está disponível no Brasil nas versões de 12 anos e Distiller's Reserve.
O portfólio também inclui o Roku Gin, Haku Vodka e The Chita Whisky. Os rótulos trazem elementos emblemáticos do Japão como o arroz utilizado como base na produção da Haku, que é filtrada por carvão de bambu, e a combinação dos seis botânicos de Roku, que são colhidos de acordo com as estações do ano para extrair o melhor sabor e equilíbrio. As bebidas reforçam o espírito tradicional da cultura japonesa, por meio dos ingredientes e do design de suas garrafas, destacando-se no mercado brasileiro.
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