VIK realiza 2ª edição do Food Lab com desafio gastronômico para estudantes da Anhembi Morumbi
- Viviane Campos
- 11 de abr.
- 3 min de leitura
A partir do dia 14 de abril, a vinícola chilena VIK dá início à 2ª edição do Food Lab, projeto idealizado para descobrir e apoiar novos talentos da gastronomia na América Latina. A iniciativa, liderada pelo Chef do Vik Retreat Chile, Pablo Cáceres, acontece pela primeira vez com alunos brasileiros do curso de Gastronomia, da Anhembi Morumbi.

Foto: divulgação
Além de promover um intercâmbio cultural valioso, os prêmios foram pensados para apoiar a formação profissional dos participantes em restaurantes de nível internacional. "É uma grande satisfação contar, pela primeira vez, com a participação de estudantes brasileiros no Food Lab. Queremos que essa iniciativa se torne uma plataforma latino-americana de desenvolvimento para jovens talentos da gastronomia", declara o chef Pablo.
No primeiro encontro, o chef Pablo fará o lançamento oficial do desafio para os estudantes de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi. A proposta é que os participantes — alunos do segundo ao sexto semestre — apresentem pratos autorais respeitando os itens solicitados no regulamento.
“Essa vivência amplia horizontes, promove a troca de conhecimentos e reforça o compromisso da Ânima com uma educação que prepara para os desafios e oportunidades do mercado global”, reforça Rosa Moraes, embaixadora de Turismo e Hospitalidade do Ecossistema Ânima.
O chef chileno retorna ao Brasil no dia 26 de maio para selecionar os dois vencedores do desafio ao lado de um time de júris especializados: Chef Tássia Magalhães, do restaurante Nelita, e um professor da universidade.
Ainda em 2025, os escolhidos seguirão para a semifinal do VIK Food Lab, que acontece em julho, no Vik Retreat Chile. Os vencedores desta etapa, avançam para a grande final em agosto de 2025, na vinícola chilena.
O projeto reforça o compromisso da VIK em valorizar a criatividade, a excelência e o intercâmbio cultural por meio da gastronomia, aproximando jovens talentos latino-americanos de grandes nomes do setor.
Sobre o Chef Pablo Cáceres:
Pablo Cáceres Parra é o chef executivo do Vik Chile. Cresceu em meio à agricultura sustentável no sul do Chile e se tornou chef para transformar esse conhecimento em experiências gastronômicas criativas. Trabalhou em restaurantes renomados no Chile, Espanha e Itália, como o Aponiente (3 estrelas Michelin) e Mirazur. Desde 2016 no Vik, comanda a cozinha dos restaurantes Milla Milla e Pavilion, onde aplica o conceito farm-to-table, utilizando mais de 200 ingredientes colhidos diariamente nos jardins do hotel. Sua cozinha une sustentabilidade, produtos locais e alta gastronomia.
Sobre Viña VIK:
Fundada em 2006 por Alex e Carrie Vik no vale do Cachapoal - Chile, a Viña VIK tem como missão produzir vinhos únicos e de classe mundial. Com 4.450 hectares e uma equipe de especialistas, o casal Vik desenvolveu um terroir excepcional, criando vinhos premiados. A vinícola adota um conceito holístico, integrando o homem, a natureza e práticas sustentáveis. A fermentação é espontânea e os vinhedos são irrigados de forma ecológica. Atualmente, 100% da eletricidade usada é proveniente de fontes renováveis. Além disso, a VIK preserva 2.000 hectares de corredores florestais e planta árvores nativas regularmente. Reconhecida internacionalmente, a VIK conquistou o 2º lugar no "World’s Best Vineyards 2024" e foi premiada pela Wine Enthusiast como a "Melhor Wine Experience do Mundo" em 2019.
Para mais informações acesse o site.
Sobre a Universidade Anhembi Morumbi:
A Universidade Anhembi Morumbi, oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus cinco campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, São José dos Campos e Piracicaba. Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. A Anhembi Morumbi também contribui para democratização do Ensino Superior, ao oferecer cursos digitais com diversos polos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.
Comments